CFVV CFVV Author
Title: MANIFESTAÇÃO DE APOIO DA ONGTREM AO CIRCUITO FERROVIÁRIO VALE VERDE
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
CFVV e a ONGTREM Os amigos da OngTrem ao centro.  Há 10 anos fundamos a ONG Transporte e Ecologia em Movimento – ONGtrem – com o ...


CFVV e a ONGTREM
Os amigos da OngTrem ao centro.
 Há 10 anos fundamos a ONG Transporte e Ecologia em Movimento – ONGtrem – com o intuito de promover o uso de modos de transporte menos poluente e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.

Ajudamos a promover o uso da bicicleta, estudos de um Bonde Moderno, o uso racional do Metrô, um urbanismo casado com transportes etc., fazendo com que o tema ganhasse algum destaque e pudesse se opor a hegemonia rodoviária até então vigente.

Fizemos seminários, workshops, apoiamos congressos, e construímos pontes com outras entidades ambientalistas. Ajudamos na elaboração de programas de governo sempre destacando a qualidade de vida e a promoção da segurança em detrimento da apropriação econômica de alguns setores.

Nesses 10 anos vimos muitas transformações, no discurso e na prática. Desde a construção de diversas ciclovias em Belo Horizonte, até o fato inédito de, pela primeira vez em mais de 60 anos, o governo propor mais investimentos para o transporte ferroviário do que para o rodoviário.

Por isso, quando chegamos a Lavras para embarcar numa curta viagem de trem até Ribeirão Vermelho, organizada pelo Circuito Ferroviário Vale Verde, todo esse filme me passou pela nossa cabeça. Foi um pequeno passeio, mas que colocou Lavras em sintonia com o que ocorre de mais moderno no mundo dos transportes. A proposta de se implantar um Veículo Leve sobre Trilhos ligando Lavras – Três Corações – Varginha, pelo seu potencial de repercussões, pode ser o ponto de partida para uma nova organização de espaços urbanos e regionais no Brasil, que nas últimas décadas só assistiu suas cidades perderem em qualidade de vida, ficando cada vez mais feias e mais emboladas.

A ONGTREM participou desse passeio com cerca de 10 pessoas e todos foram unânimes em destacar o momento histórico que estavam presenciando. Nosso anfitrião, Cesar Mori, não parava na plataforma para atender o assédio da imprensa, dos moradores que ainda estavam sem passagem, das autoridades... E o passeio! As belíssimas Estações, os Galpões Ferroviários maravilhosos de Lavras, a Ponte Metálica sobre o Rio Grande, a Rotunda de Ribeirão Vermelho, todo esse patrimônio parecendo dizer que valeu a pena esperar e que eles serão os próximos.

Pode parecer pouco, mas esse foi o primeiro movimento na direção correta de se resgatar o melhor meio de transporte, uma unanimidade mundial em sintonia com as exigências de uma mobilidade sustentável. Daqui para frente a caminhada é árdua e exigirá o esforço e a dedicação de todos os cidadãos com espírito público de Lavras e das demais cidades envolvidas. Exigirá trabalho voluntário e engajamento numa luta que é de todos, mas o resultado é recompensador.

Nesse momento, conseguimos um trem completo com a FCA e Vale num esforço logístico, que acabou por gerar grande visibilidade para as nossas ações futuras.

Pode parecer pouco, mas o primeiro e mais difícil passo foi dado.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top